Nesta sexta-feira (27/05) tem inicio a 1º Copa GTour de Voleibol e dando enfase a essa competição de excelente nível técnico que será realizada em Campo Grande – MS, estaremos batendo um papo com o ponteiro e capitão da equipe do Radio Clube/ AVP de Campo Grande, Leonardo Santos de Oliveira, o Léo. Natural da São Paulo, mas criado na cidade de Hortolândia onde vive sua família e onde seu coração considera sua cidade natal.
1- LEONARDO ONDE VOCÊ COMEÇOU A JOGAR VÔLEI? CONTE-NOS UM POUCO DE SUA HISTÓRIA.
R: Comecei no vôlei jogando em Hortolândia, interior de São Paulo, com aproximadamente 15 anos, e na primeira competição que participei ganhei o troféu de melhor jogador do torneio, isso me incentivou demais. Em minha cidade, tem alguns bons jogadores que estão se destacando no vôlei brasileiro, como o Peron que esta defendendo o time de Castro e o irmão dele, o Fernando que joga no Brasil Kirin. O mais interessante é que o vôlei surgiu na minha vida ao acaso, pois eu praticava Judo, porém na escola que eu estudava tinha uma equipe de vôlei e acabou surgindo uma oportunidade de eu fazer parte daquela equipe. Acabei me adaptando ao esporte e mais ainda, criando amor por ele.
2- QUAIS AS EQUIPES E CIDADES QUE JÁ DEFENDEU?
R: Comecei jogando em Hortolândia, cidade onde meus pais tem residencia, apesar de sermos de São Paulo (capital). Depois consegui uma vaga na equipe de Rio Claro em 2007 onde fiquei um ano, e como foi minha primeira experiencia morando fora de casa, foi um grande aprendizado. Depois fui para a cidade de Piracicaba onde fiquei duas temporadas. Depois disso acabei tendo minha primeira oportunidade no exterior. Fui jogar no voleibol espanhol pela equipe do Guadalajara, ficando uma temporada lá e conseguindo um título muito importante, a Copa CEV da Liga Espanhola. Depois fui para Cuiabá, jogar na equipe do Colégio Isaac Newton, para estudar e participar de competições universitárias. Logo em seguida fui para Lucas do Rio Verde também em Mato Grosso, onde fiquei um bom tempo, por quase 4 temporadas. Depois tive um breve retorno em Cuiabá, na equipe do Isaac Newton. Participando da Copa Centro-Oeste pela equipe do Issac Newton fiz um bom torneio, onde acabei chamando a atenção do pessoal do time da AVP. Em 2015 acabei indo para Campo Grande, para disputar uma competição pela equipe da AVP. Fiz um bom torneio e acabei ficando até hoje, onde me sinto em casa e tenho a confiança da diretoria e da comissão técnica para ser o capitão do time.
3- QUAIS SÃO SEUS GRANDES OBJETIVOS NA CARREIRA?
R: A grande guinada na minha carreira foi quando passei da posição de oposto para ponteiro. A minha estatura não me permite ser um oposto de alto nível. E como sempre tive boa técnica, acabei fazendo essa mudança, que acabou me dando melhores condições de poder evoluir no mundo do vôlei. Um de meus objetivos na carreira é disputar uma Superliga Principal, e junto com o time da AVP. Sempre acreditando em meu potencial, pois sei que com muito treino e dedicação nada é impossível.
4- QUAIS FORAM OS MELHORES TÉCNICOS QUE VOCÊ TRABALHOU?
R: Aprecio muito técnicos que trabalhem a técnica e o fundamento do jogador. Um técnico que me ensinou muito é o Lademir Carraro de Piracicaba, conhecido como Lad. Ele trabalha muito o lado técnico do jogador. Outro que me ensinou muito foi o Leonardo Saldanha, nosso técnico aqui na equipe da Radio Clube/ AVP. Ele trabalha muito o lado técnico do jogador, as vezes trocando o ataque mais forte por mais sutileza,para resolver questões no sistema ofensivo de nossa equipe. Esse com certeza foram os dois melhores técnicos que trabalhei, tenho certeza que torcem por mim, que acreditam em meu trabalho.
5-QUAIS FORAM OS MAIORES TÍTULOS DE SUA CARREIRA?
R: Já ganhei Jogos Regionais e Abertos no estado de São Paulo, ganhei uma competição na Espanha e inúmeros títulos em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, inclusive alguns torneios pela equipe da Radio Clube/ AVP.
6- ATÉ ONDE ESSE PROJETO DA EQUIPE DO RADIO CLUBE/ AVP PODE CHEGAR?
R: Com certeza na Superliga. O maior objetivo da equipe é esse. O projeto é sério, feito por pessoas honestas e de muita vontade. Sabemos que encontraremos muitas dificuldades, mas o projeto é bem organizado e esperamos no máximo em 2017/18 estar na Superliga Principal. A cidade de Campo Grande merece. Esperamos chegar com força na próxima Superliga B, e fazermos um ótimo papel.
7- LÉO, O SITE V.I. TE DESEJA UMA ÓTIMA COPA GTOUR, E QUE SUA CARREIRA CONTINUE NUMA ASCENDENTE E QUE SEUS SONHOS SE REALIZAM. GRANDE ABRAÇO.
R: O prazer foi meu, estou sempre a disposição e quero também dar os parabéns ao site por trazer visibilidade as equipes que não são do centro principal do Brasil, mas onde também se joga vôlei de ótimo nível. Abraço.